segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Severina

Esse é um presente para uma menininha de 11 anos, que era cheia de sonhos, maluquices e rebeldia. Essa menininha foi o presente que os deuses me deram e por causa dela eu sou tudo o que sou hoje. Era uma menininha cheia de sonhos e de medos também, que não entendia nada do mundo e que queria entender. Essa mesma menininha, que baseada em sua criação cristã, uma vez respondeu para uma crente amiga de sua mãe que a coisa que ela mais queria era ser sábia como o Rei Salomão.

Ela acreditava em seus sonhos, acreditava que poderia levantar mundos. Ela pulava a janela do quarto e saía escondido quando os pais não a deixavam sair, ela ia para uma festa que talvez poderia lhe causar muitos problemas, ainda que fosse escondida ou mentisse a idade, ela sabia que tudo valia a pena se ela pudesse se divertir. Ela passava horas escrevendo histórias num caderno velho, que todos os seus primos mais novos ficavam pedindo para que ela lesse, porque adoravam as maluquices que ela escrevia.

Ela mentia para as amigas, todas já tinham beijado na boca, mas ela não, era uma BV (boca virgem) e dizia que já tinha sim ficado uma vez com um menino amigo de seu primo, mas morria de vergonha se tivesse que contar a verdade que seu primo a tinha a beijado na boca uma vez, quando ainda era bem mais nova e ela achou aquilo tão nojento que foi e não quis contar para ninguém, porque tinha vergonha daquilo.

Hoje quando eu olho para ela, quando às vezes nos encontramos, eu vejo que ainda que sem saber de nada, ela tinha dentro de si aquilo que nos tornaríamos. E ela tinha uma musica, uma musica que ela dizia ser sua. Bem, não entendia inglês, mas ela tinha em seu coração que essa musica era dela e que o Graig Adams havia escrito sobre ela e permitiu que a musica fosse cantada pelo Hussey Wayne porque ela achava o Wayne mais bonito. Tanto era a maluquice dela com essa musica, que alguns amigos até a chamavam de Severina. Ela pichava esse nome como dela nas paredes da escola, nas mesas, até no muro da casa do seu vizinho.

E quando eu penso em tudo o que ela era e quando eu penso em tudo o que ela gostava, ainda que intuitivamente, às vezes penso se não já sabíamos mesmo que íamos nos tornar o que somos hoje. Quando eu observo a letra dessa musica, eu não poderia jamais pensar naquela época que eu estava tendo um contato com Thelema, ou com suas leis, Aleister Crowley só existia para nós na musica doida que o Tio ouvia do Raul Seixas. Mas, ela sabia, ela sabia que Severina era ela. Ela sabia no profundo do seu ser que esse era o caminho dela, ainda que só soubesse disso intuitivamente. Não que nos tornamos thelemitas, mas temos em nosso arsenal de crenças, que o amor é a lei.

E quem me dera que eu tivesse hoje toda a coragem dela, toda a sua garra em fazer sua vontade sem se preocupar com as conseqüências, ou mesmo quando soubesse que ia dar merda, ou que seu pai a colocaria de castigo, não importava, o preço tinha de ser pago para que ela fosse livre e fizesse exatamente aquilo que ela queria. E eu a esqueci, eu a enterrei no meu âmago, mas ela não poderia ficar mais lá, eu não poderia mais, com toda a minha sanidade idiota, mantê-la lá dentro. E eu escrevo esse post para dizer o quanto eu a amo, o quanto eu tenho orgulho dela, o quanto eu rio e balanço a cabeça com as suas burradas, mas o quanto eu me sinto feliz por ela ter trilhado esse caminho até aqui e hoje podermos nos olhar e dizer que já sabíamos. Dizer que estávamos certas! E eu poderia a ver reclamando pela idiota que eu consegui me tornar.

Nós duas nos amamos hoje, nós duas rimos hoje, choramos e nos perdoamos. E eu não poderia chamá-la de outra coisa, ela estava certa, nós realmente somos a Severina do Mission (estou rindo com isso). Ela será minha eterna criança guerreira e ela estará sempre dançando. E eu a amo. Como não encontrei nenhuma tradução decente da musica nos sitezinhos de musicas traduzidas da vida e vi que ela merecia isso, eu mesma traduzi (não que isso fosse grande coisa, mas ao menos não coloquei um cunho cristão na tradução como fizeram por aí) e deixarei aqui de presente para ela que foi tudo pra mim. E não estranhem o fato de uma menina de 11 anos gostar de coisa tão estranha como pós-punk e gótico, isso se deu por causa da irmã mais velha da minha melhor amiga na época, que nos fazia ouvir todas essas coisas e que acabamos gostando até hoje. Além do mais, no começo dos anos 90, as rádios em Sampa (que ainda eram boas nessa época) tocavam tais musicas e houve uma força e ‘modinha’ do movimento gótico por causa de uma novela da Globo, que acho que passou em 92, que tinha o personagem Reginaldo (Eri Johnsson) que era gótico e esquisito e que tinha até a musica Crucify da Tori Amos na trilha sonora (isso só fui descobrir hoje no momento que fui pesquisar o nome do ator hahaha – Adoro Tori), a novela era De Corpo e Alma.


Mission Uk - Severina


She's got her head in the clouds
Ela tem a cabeça nas nuvens

she's got the stars in her eyes
Ela tem as estrelas em seus olhos

and she's dancing with a dream in her heart
E ela está dançando com um sonho em seu coração.

she's got the wind in her hair
Ela tem o vento em seu cabelo

moonchild shining bright
Criança lunar* brilhando
(Moonchild segundo o English Dictionary seria a pessoa nascida sob o signo de câncer, então deixei a tradução como criança lunar para ter algum sentido em português, que pode não ser fiel ao significado em si)

and she's dancing, with a dream in her heart
E ela está dançando com um sonho em seu coração.

Severina, Severina

She believes in angels
Ela acredita em anjos

she believes in the will of the gods
Ela acredita na vontade dos deuses

and she's dancing amongst the magic dust
E ela está dançando entre o pó mágico

she believes in the midnight trance
Ela acredita no transe da meia-noite

she believes in 'love is the law'
Ela acredita que “o amor é a lei”

And she's dancing amongst the magic dust
E ela está dançando entre o pó mágico

Severina, Severina

Star child
Criança estrela

baby born of heaven
Nascida do céu

Severina, Severina

She's got a heart full of promise
Ela tem um coração cheio de promessas

she's got her hand on her heart
Ela coloca a mão sobre seu coração

and she's dancing by the light of the moon
E ela está dançando sob a luz da lua

she's got a head full of secrets
Ela tem uma cabeça cheia de segredos

sworn to the faith of 'love under will'
Jurando a crença de “amor sob vontade”

and she's dancing by the light of the moon
E ela está dançando sob a luz da lua

Severina, Severina

she's a gift from the gods and she's dancing
Ela é uma dádiva dos deuses e está dançando

Severina, Severina

Severina



Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...